Nossos Professores

Essa é a linha “Canal Aberto” da ABRA PINHEIROS. Aqui nossos professores se apresentam, mandam dicas, resolvem dúvidas, ajudam naquele probleminha que você está tendo com um projeto…Pode mandar bronca que a gente está por aqui!

Conheça os Nossos profissionais!!!

Olá , sou Marcelo Sikorski

 

Sou o mais novo integrante da equipe de professores de Design de Interiores da ABRA PINHEIROS.

Sou Formado em Arquitetura e Urbanismo com MBA em Branding e especialização em Design Thinking.

Participo de eventos nacionais e internacionais na área do design e da arquitetura, buscando principalmente a pesquisa de tendências e comportamento.

Recentemente recebi duas menções honrosas no 21º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira e também fui finalista do IF Product Design Award Hannover 09 e do IDEA Brasil 09.

Também participei da exposição Fresh From Brazil durante o New York Design Week 09.

Atuo na Marcelo Sikorski Arquitetura + Design e desenvolvo projetos em arquitetura e em design de produtos para indústrias, consultorias em Branding e Design Thinking.

Esses são alguns dos meus trabalhos:

Vejo vocês na escola!

Olá, eu sou Tânia Miotto, professora e coordenadora do curso Técnico em design de Interiores

DESIGN ON THE ROCKS

On the rocks é uma expressão que significa um tipo de degustação ( ou apreciação).No meu  perfil ,  segue uma dose , afinal ele nunca estará terminado,estamos nos renovando a cada dia. Para vocês apreciarem, este gole vai com muito gelo!!

É UMA NEUROSE, UMA OVERDOSE

Como designer, decoro há uns 35 anos. Porque o espaço existe e porque a minha casa existia. Desde pequena eu fazia e refazia onde eu morava.

No papel, se desmoronava ou  edificava, sei que desenhava.

Comecei com programação visual( logotipos) , trabalhei com stands, vitrines( não fui vitrine viva..), depois de 5 vestibulares de odontologia.

Procurando ampliar o caminho de aprendizado e imaginação, fiz arquitetura. Era uma busca de coisas novas, de casas, lojas, decoração de interiores ….e das coisas antigas!

Me especializei em restauração( olha o estilo RETRÔ),  e concluí  o mestrado no Mackenzie este ano!

Recebi um convite para dar aula ABRA,e descobri  como é importante a prática aliada a teoria: transferir o saber  e aprender com ele, nas frases da Cora Coralina. Mas a minha loucura é por conhecimento, isto é o que realmente vicia.

COQUETEL DE PAIXÃO

Não há nada melhor: isso se reflete nos trabalhos , mas não basta apenas trabalhar, é preciso respirar e viver design.

E quando a paixão flui para o seu trabalho as pessoas serão contagiadas também.

Um brinde a este coquetel do mundo da decoração, da arquiteturae das artes,  mas movido fundamentalmente por pessoas!!

LINHA DO TEMPO

1989- programação visual no Mackenzie

1996- arquitetura em Universidade de Guarulhos

2002- especialização em restauro na Unicsul

2011- mestrado no Mackenzie

Cláudia Lamberti – Professora de Moda e Quadrinhos

Artista plástica formada pela Faculdade Santa Marcelina, Cláudia Lamberti, ou Kal Lamberti como é mais conhecida, veio ao mundo para criar  …. e enCANTAR! Saiba porque:

Com 28 anos de atuação no mercado da Moda, tendo passagem por marcas como Alcachofra, Zoomp, Argentum e Iódice na área de desenvolvimento de produtos, adquiriu experiência em estamparia, Bordados e Processos de Lavanderia e Tinturaria.

Na área de criação, desenvolveu sua formação como Designer Gráfico e associou a Ilustração às suas atividades e não mais parou: designer têxtil, criação de personagens, Quadrinhos …. e Música?!?! Como assim? Música? Sim, afinal, o que é mais uma forma de expressão para quem já tem tantas?

E tem mais: “Boneco Objeto” – desde 1996 é a sua grife para trabalhos em papier maché, onde transforma pessoas em personagens que são ao mesmo tempo utilitárias – objeto – e decorativas – boneco!

 

E onde você encontra essa fera?Aqui na ABRA Pinheiros onde ela ensina no curso de Moda e no curso de Quadrinhos e na noite paulistana nos bons endereços em que rola boa música!

Quer ouvir um pouquinho?

Eu sou Cíntia Ribeiro Rondon, professora de Paisagismo na ABRA PINHEIROS!

* foto tirada em Verona, Itália, no incrível e bem preservado Giardini Giusti (século XV).

Atuo como arquiteta-paisagista e urbanista há mais de 10 anos e também como professora de Educação Artística (Ensino Fundamental e Médio).

Fiz Pós-graduação em História da Arte na FAAP e em Desenho Ambiental e Arquitetura da Paisagem na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Frequentei diversos cursos abordando temas como: jardinagem, bromélias, mata atlântica, rios urbanos, sementes florestais, impacto ambiental, mosaico em azulejo e em pastilha, mitologia grega (extensão/ PUC-SP), fotomontagem, fotografia, autocad, etc.

Também estudo e pesquiso temas sobre acessibilidade e mobilidade urbana, o que hoje é fundamental para os projetos arquitetônicos e paisagísticos.

Presto diversos serviços para as áreas de Arquitetura e Paisagismo e a cada ano que passa,  venho me dedicando mais á carreira acadêmica que á minha paixão.

Em 2011, iniciei um Mestrado em “Educação, Arte e História da Cultura” no Mackenzie, o que vem  abrindo espaço para eu desenvolver projetos do ponto de vista da Pedagogia e da Arte, paisagismo voltado para crianças!

Realizo todos os anos uma série de viagens culturais à procura dos mais famosos exemplares da arquitetura, dos jardins e parques mais antigos do mundo.

Passei pela França, Espanha, Portugal, Itália, Grécia, Chile, Bolívia, Peru, Argentina e também por muitas regiões do Brasil.

Quem quiser conversar mais, pode me procurar! E não precisa ser aluno ainda, basta estar interessado no assunto. Adoro dividir e trocar experiências.

Olá,  eu sou Roseli Barbanti Martello

Sou graduada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie e em Desenho Industrial pela mesma universidade. Possuo cursos complementares de Paisagismo pela Escola Paulista de Paisagismo, Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e SENAC.

Após adquirir experiência em escritórios de arquitetura e engenharia, venho trabalhando a mais de 10 anos como autônoma, na elaboração e execução de projetos e reformas de arquitetura, arquitetura de interiores, paisagismo e designer de produto/mobiliário.

Há dois anos tive a oportunidade de trabalhar na ABRA Pinheiros como docente dos Cursos de Design de Interiores, Desenho de Arquitetura, Leitura e Interpretação de Projetos e Paisagismo.

Procuro orientar meus alunos da forma mais clara possível, passando minhas experiências e conhecimentos na área e sempre estimulando ao máximo a criatividade e o potencial de cada um.

Venha assistir uma aula!

Olá, eu sou Vanessa Beatriz Bortulucce


Na ABRA PINHEIROS leciono História da Arte e do Mobiliário.

Possuo graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2005).  Todo este tempo de estudo rendeu muita experiência e um livro intitulado “ A arte dos regimes totalitários do século XX – Rússia e Alemanha “ , disponível em livrarias especializadas e também aqui na biblioteca da escola.

Por aqui você também pode comprar!

No livro eu falo sobre as artes visuais como: cinema , música, arquitetura e literatura que foram utilizadas pelo  regime totalitário afim de aplicar uma ideologia política. Descrevo e discuto a relação  entre arte e política, quando na Europa se vivia tempos de pura tensão, como na Alemanha Nazista e Rússia Soviética.

Mesmo neste momento tão delicado, a arte se manteve sempre presente. Criaram-se estilos diferentes porém transmitindo sempre a mesma mensagem.  O livro é uma boa fonte de pesquisa, consulte!

Portanto, tenho bastante experiência na área de História da Arte e atuo principalmente nos seguintes temas: arte moderna, arte contemporânea, futurismo italiano, arte -século xx, Umberto Boccioni, Arte do Nazismo, História em Quadrinhos, Teoria da Comunicação, Design, Indústria Cultural e História do Mobiliário. Estou na ABRA há dois anos e tenho muito orgulho de integrar essa boa equipe de profissionais.

Venha assistir uma das aulas, será um prazer receber você!

Meu nome é Ellen Grossi

Na ABRA PINHEIROS ministro os seguintes cursos: Design de Moda Livre / Design de Moda Técnico / Desenho Básico / Desenho Artístico / Aptidão para Vestibular

Um Breve Currículo:
Ellen Grossi – Designer de Moda.

Bacharel em Moda com Habilitação em Coordenação de Moda.

São Paulo Fashion Week e Casa de Criadores – produção/backstage.

Ilustradora e Estilista Free-Lancer – Manual e Digital.

Diretora de Criação da Fast Forms – Moda Promocional e Corporativa, atendendo clientes como Nivea, Caloi, Lexmark, Volkswagen, Veet, Nestlé, Gol, Garoto, Prudence, etc.

Docente dos Cursos de Moda da Academia Brasileira de Artes e Escola Panamericana de Artes.

“A moda reivindica o direito individual de valorizar o efêmero.” (Coco Chanel).

O Curso de Design de Moda da Abra prepara o aluno para atuar no mercado de trabalho na área de desenvolvimento de projetos e coleções de moda, atuando nas mais diversas áreas correspondentes, desde o desenvolvimento de uma coleção até projetos de ilustração e estamparia.

Através do curso, o aluno desenvolve habilidades de desenho manual e digital e o prepara para ingressar no mercado de trabalho. O curso serve para quem deseja ingressar no mercado de moda trabalhando com criação, desenvolvimento de coleção, estamparia, ilustrações, etc.

Fazendo o curso, o aluno ficará capacitado a trabalhar em áreas como:  Desenvolvimento de Coleção, Ficha Técnica, Estamparia e Ilustrações.

Indico esse curso porque trata de diversas áreas dentro do Design de Moda, iniciando pelo desenho básico até o desenvolvimento do traço pessoal de forma gradativa e funcional.

Espero ver vocês em sala de aula!!!

Meu nome é Osvaldo Piva

…e sou artista plástico formado em Belas-Artes pela UFMG em 1994. Fui aluno especial em três disciplinas de pós-graduação na ECA – USP [“Limiares nas Poéticas Visuais”, com Norma Grinberg e Cristiane Aun Bertoldi; “Anotações para uma História da Estampa no Ocidente”, com Claudio Mubarac; “Questões da imagem”, com Sílvia Laurentiz] em 2009 e 2010.

Como professor ministrei aproximadamente 70 cursos, oficinas e workshops desde 1994, nos estados de Minas Gerais e São Paulo, sendo elas em Desenho, Pintura, Escultura, Cerâmica, História da Arte, Papel Artesanal, Tecelagem, Cestaria, Adereços e Figurino, e agora estou aqui na ABRA Pinheiros, ministrando o curso de Artes Plásticas, com ênfase em desenho e pintura.  Trabalho também com design gráfico, ilustração, cenário, figurino…

Realizei quatro exposições individuais em São Paulo : “Corpo-Imunidade” , em 2008, no SESC Consolação; “pensamentos, palavras e ações”, na Oficina Cultural Juan Serrano da Secretaria de Estado da Cultura, em 2008; “pensar para falar”, no Viga espaço cênico, em 2006; “caminho”, na Galeria da Oficina Cultural Gerson de Abreu da Secretaria de Estado da Cultura]  além de diversas exposições coletivas.

O meu método de ensino é assim: o aluno pode cursar apenas desenho, apenas pintura, ou pode fazer o módulo básico que funde as duas linguagens num curso mais enxuto. Começamos com as técnicas básicas e vamos progredindo, auxiliando o aluno com quantas técnicas forem necessárias para a sua completa formação.

No início do curso sempre converso com o aluno para conhecer sua bagagem e expectativas. A partir daí vou adequando o programa para que ele possa extrair o melhor de suas potencialidades. O atendimento é sempre individualizado, já que cada um tem suas próprias necessidades. E é um curso bacana, projetado para qualquer tipo de pessoa interessada (a partir de 14 anos) com alguma, muita, ou nenhuma experiência na área.

Após o curso, este aluno estará qualificado para seguir a carreira de artista plástico, poderá também ensinar outras pessoas, além de fazer parcerias com arquitetos e decoradores.

Eu indico o curso de Artes Plásticas porque todos têm o potencial de transformar suas próprias imagens e idéias em realidade. Além disso, praticando, você acaba por adquirir um novo olhar em relação a tudo que o cerca. Seu mundo jamais será o mesmo novamente, acho que você deveria experimentar! Espero você na sala de aula!

O trabalhos apresentados durante a matéria são meus,  aqui é meu site, se quiser ver mais, não deixe de visitar!

Oi, Eu sou Bruna Breda!

Sou Arquiteta  formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Dou aulas desde 2007 ,trabalho como freelancer e também  no escritório de Arquitetura Rubio & Luongo,

Aqui na ABRAPINHEIROS ministro cursos de AutoCAD 2D e 3D e Revit Building.Ambos os cursos são voltados para arquitetos, designers de interiores e estudantes da área.

O curso de AutoCad 2D auxilia na criação dos desenhos técnicos (plantas, cortes e elevações) e atualmente é pré requisito para você preencher vagas em áreas da arquitetura e ou de design de interiores. No curso desenvolvemos o desenho completo de uma agencia bancária (planta, cortes, elevações) – sempre que explico uma ferramenta nova há um exercio para treinar o uso da mesma.

No curso de autocad 3D, desenvolvemos maquetes eletrônicas e as conseguimos modelar com muito mais facilidade e montar imagens quase reais, pois desde 2007  houve uma reforma muito boa nas ferramentas do programa. Neste curso, é desenvolvida uma maquete eletrônica e são criadas imagens de ambientes internos e externos.

O Revit é um programa desenvolvido por um grupo de arquitetos que foi comprado pela autodesk e que esta sendo implantado no mercado. Ele trabalha com um conceito completamente diferente do AutoCAD. Neste programa nós modelamos o projeto como ele será na realidade. No Revite nós desenvolvemos um projeto completo com todas as vistas e  imagens eletrônicas.

Atualmente o curso de AutoCAD 2D é o mais usado por quase todos os escritórios de Arquitetura do Brasil, porém  acredito que o Revit, daqui alguns anos,  irá substitui-lo.  Com ele, a probabilidade de haver alguma incompatibilidade no desenho é quase nula.

Se quiser saber mais sobre esses cursos, deixem mensagens ao post, ou melhor, venham me conhecer aqui na escola pessoalmente!

Grande abraço a todos!

Olá Eu sou MARIO MANCUSO!


Olá!
Sou roteirista, ilustrador e professor.  Formado em arquitetura pela FAU Mackenzie e ilustrador publicitário há mais de 13 anos. Ministro aulas de Design de Interiores na Abra e atualmente também sou docente da Universidade UNIP nos cursos de Produção Cultural e Design.

Atuo com ilustração publicitária e editorial, quadrinhos e animação (2D e 3D), além de disso, escrevo contos e roteiros.

Comecei a atuar no mercado em 1995 como assistente de arte e pouco tempo depois, em 1998 montei meu próprio estúdio.

Trabalhei no estúdio Impacto Quadrinhos, no HQemFOCO e dou aulas de desenho artístico, roteiro e design de interiores na ABRA Pinheiros.

Já publiquei quadrinhos na Front e Quadreca, entre outras
publicações independentes no Brasil e exterior.

Atualmente, sou um dos proprietários do estúdio de ilustração e animação QuadrinhoSA , além de ser professor de comunicação, design e publicidade na Universidade Paulista UNIP e pesquisador pela Universidade Metodista de São Paulo. Se quiser saber mais, acesse meu site!

Site: www.mariomancuso.com.br

Olá eu sou EDUARDO FERRARA!

Inicialmente trabalhei em atividades bem diferentes de hoje: pizzaria, posto de gasolina e caixa de banco.

Desde pequeno sempre fui influenciado pela cultura japonesa, não só pela filosofia, mas também, pelos quadrinhos e desenhos animados, os quais, juntamente com outras diversas influências artísticas de outras origens me levaram ao interesse pelo desenho. Em 1989 iniciei profissionalmente na área como assistente de estúdio e professor de artes na Graphis Escola de Desenho, São Paulo.

Durante esse período, prestei serviços também para o Colégio Augusto Laranja, Glasurit e CESP, produzindo jornais, manuais e histórias em quadrinhos.

A partir de 1996, além de professor de desenho, intensifiquei minhas atividades de free lancer prestando serviços para várias editoras como a Impresion, produzindo revistas infantis, Editoras Trama, na revista Game -X, Editora Abril na revista Veja Kid +, jornal Folha de São Paulo, estúdios de desenho como o Art & Comics prestando assistência em quadrinhos, agências de propaganda, como a Brothercast, BDT e Salles Incentivos e desenhar embalagens de brinquedos.

Em 2000, comecei a lecionar desenho e história em quadrinhos na Fábrica de Quadrinhos Escola de Artes e estúdio de desenho, onde prestei também serviços de ilustrações como storyboard, livros didáticos, publicidade, projetos internos, história em quadrinhos e Internet.

Paralelamente, atendi outros clientes, como o Jornal Nippo-Brasil, onde produzi artes diversas e aulas de manga. Em 2001, ministrei um curso de desenho básico para designers na Faculdade Anhembi Morumbi.

Atualmente, lecionando desenho e história em quadrinhos presto serviços como free-lancer produzindo ilustrações para anúncios, storyboards, Internet, quadrinhos, jornais, editoras e estúdios para diversas editoras aqui no Brasil (Hoplon Infontainment), e exterior: Canadá (Rubicon Publishing), África do Sul (Strika Entertainment) e EUA (Marvel Comics)

Meu traço pessoal é essencialmente estilizado com formas caricatas, o que não é necessariamente cômico. Gosto de amplificar ou reduzir elementos no desenho dando uma personalidade mais marcante e expressiva à arte.

Não tenho um traço pessoal que pende para um determinado gênero. Ele é resultado da mistura de influências diversas.

Desde pequeno e até hoje carrego influências do mangá (quadrinho japonês), absorvendo diversos elementos visuais e de narrativa como veículos, cenários, enquadramento, planos, traço, ação, pessoas, etc. Posso destacar alguns entre tantos: Kia Asamiya, Akira Toriyama, Toshiki Kudo, Joji Manabe, Hiroyuki Takei, Katsuhiro Otomo e Masamune Shirow.

Passando pelo comics, gosto da linguagem de luz e sombras, narrativa, câmeras, traço, roteiros, detalhes e cores. Alguns artistas: Chris Bachallo, Jason Pearson, Kaare Andrews, Arthur Adams, Mike Wieringo, Mike Golden, Joe Madureira, e Mike Mignola.

Do lado europeu, o que me agrada é o trabalho com cenários, traço, narrativa, expressão, humor e ficção. Aqui os nomes: Azpiri, Giorgio Cavazanno, Carlos Meglia, Urdezo, Didier Cassegrain e Dany.

É claro que uma das mais vitais influências no meu traço, e acima de tudo, no meu encaminhamento como profissional, é do Brasil. Devido ao humor nato, infindável versatilidade e tipo de traço, gosto de carregar isso tudo desde que vi, quando criança, um gibi do cebolinha e notei um artista que se destacava: Márcio Nicolosi. Foi a partir daí que quis ser desenhista.

Outros nomes que me influenciam: Céu, Laerte, Marcelo Campos, Octávio Cariello e  Negreiros.

E fechando a lista, a animação também exerce gigantesca influência no meu traço, pois adoro trabalhar com de linhas de movimento e passar a constante sensação de fluidez. Os exemplos são infinitos, é o que posso dizer.

Esses são alguns do meus trabalhos, mas se quiser ver mais, acesse aqui meu blog!

Olá, eu sou Teca Kardosh!

Sou Arquiteta formada pela Universidade Mackenzie no ano de 2004. Trabalhei em 4 renomados escritórios de arquitetura e design de interiores de São Paulo, onde tive experiência em diversificadas áreas, como: arquitetura comercial, residencial, institucional e paisagismo. Em um deles, fui a arquiteta responsável pelo projeto de interiores de um hospital-hotel de 13.500 m² voltado para a terceira idade, no bairro do Panamby, em São Paulo. Esses aqui são alguns de meus trabalhos:

Na busca por uma prestação de serviços profissional e completa me especializei também em projetos técnicos de cozinhas industriais para atender grandes empresas e comércios do segmento alimentício.

Com o passar dos anos e a demanda crescente, vi a necessidade de abrir seu próprio escritório. Até que em 2007 abri o meu escritório: TK Arquitetura e Design de Interiores.

Minha missão como arquiteta: “Desenvolver e executar projetos de arquitetura, sejam residenciais ou comerciais de qualquer porte, que represente os ideais de meus clientes e que traga emoção, harmonia, praticidade e conforto à vida das pessoas”

Na ABRAPINHEIROS, ministro o curso de Design de Interiores. Trata-se de um curso que forma designers de interiores que cuidarão e realizarão o sonho dos seus clientes, planejando espaços criativos, práticos e confortáveis.

Tento passar aos meus alunos a experiência que adquiri durante esses dez anos de prática no setor, exercitando o seu lado criativo e funcional para que eles se sintam cada vez mais seguros em suas próprias decisões e idéias.

O curso é direcionado para pessoas que gostam e pretendem trabalhar na área de interiores, ou que já trabalham no setor e sentem algumas  dificuldades, como por exemplo, na leitura de  plantas,ou ao utilizar o Auto Cad.

O aluno desse curso ficará qualificado para atuar em escritórios de decoração, arquitetura, lojas de móveis, marcenarias, revistas de decoração, etc. Indico esse curso porque é muito completo, desenvolve o lado criativo, artístico e técnico.

E ai, o que você está esperando para vir estudar com a gente????

CAIO MAJADO

Meu nome é Caio Majado e ilustro profissionalmente há uns 10 anos. Ministro os cursos de Desenho Básico, Ilustração, História em Quadrinhos, caricatura e Mangá, todos, cursos livre da ABRA unidade Pinheiros.

As aulas na Abra são individualizadas e por isso minha sala está sempre cheia e com pessoas de várias idades e tendências diferenciadas, o que torna a aula mais empolgante, pois além de assuntos voltados ao mercado de ilustração ainda conhecemos um pouco de cada um, suas experiências, aventuras, medos… uma verdadeira consulta psicológica integrada há maravilha da arte!

As aulas de desenho foram consideradas pela coordenadoria, as aulas mais barulhentas da escola, a minha intenção é deixar o aluno totalmente a vontade na sala de aula… só não vale tirar a roupa!

Mas as aulas não são apenas brincadeiras, pois também trago toda a experiência que ainda adquiro no mercado editorial, publicitário e ilustrativo em geral, mostrando todos os caminhos que o aluno deve enfrentar para se virar neste mercado, muitas vezes concorrido, mas com poucas informações. Sempre que um aluno possui um destaque pessoal, tento integra-lo apresentando estúdios e diretores de arte de acordo com o traço e a busca pessoal de cada aluno!

Para ver os meus trabalhos clique Aqui

Lá, você encontrará trabalhos publicados, artigos e até produtos com meus desenhos para comprar, como skins para celulares, camisetas, histórias em quadrinhos, etc.

Apareça na ABRA para batermos um papo, uma aula experimental ou apenas para tomar um café!

Um grande abraço.

Caio Majado

Bia Ferrer – Fotografia

Meu nome é Bia Ferrer, sou fotógrafa profissional há 10 anos, especializada em moda e beleza. Há pouco mais de um ano ministro aulas de fotografia na ABRA PINHEIROS e adoro!

As aulas são voltadas ao público que ainda não tem nenhum ou pouco conhecimento sobre o assunto, mas muito interesse.  Em minhas aulas, privilegio o contato direto do aluno com a arte de fotografar, levando-os para saídas  noturnas e diurnas. Acredito que mais do que vermos conteúdo teórico em sala de aula, a vivência e o exercício de fotografar é o que vai trazer o gosto e a segurança de realizarem seus próprios retratos depois que o curso terminar.

O aluno que sai desse curso da ABRA, está capacitado a começar seu portifólio e a dar andamento em seus estudos e pesquisas em fotografia. Orientações para montagem de um bom portifólio são passadas em sala de aula e dai por diante, fica a cargo do aluno se aprofundar em cursos em áreas que lhe chame mais atenção, podendo ser retratos, fotojornalismo, publicidade, still, moda…

Aqui no blog temos uma sessão para esclarecimento de dúvidas , mande suas dúvidas sobre fotografia, vou adorar responder.

Mais sobre meu trabalho pode ser visto  clicando aqui em meu blog.

Também realizo trabalhos de pesquisa em arte e obras de tiragem limitada. Um deles estará em exposição nesse mês na cidade de São Bernardo do Campo, portanto se você for de lá, não deixe de ir.

O trabalho  exposto será  o Authentic Portrait. Trata-se de uma amostra da diversidade paulistana, apresentando diversos grupos sociais que a compõe, transformando–se em um documentário conceitual e descritivo da sociologia cultural.

A moda Urbana é o centro da subcultura urbana, que é totalmente independente, e é a expressão da cultura mais vista e aceita. Authentic Portrait apresenta os que refletem e constituem a essência da moda e do comportamento urbano.

A partir dessa pesquisa investigativa, fui percebendo o quanto são diversas as pessoas na sua essência e o quanto demonstram isso no momento de se vestir. Fotografo pessoas fortemente marcadas por um traço, ou vários, que as insere num grupo específico, uma comunidade ou o que hoje modernamente chamamos de uma “tribo”: imigrantes, travestis, velhos, atores, “freeks”, etc.  Pretendo com isso, abrir um diálogo entre aparência e identidade.

Authentic Portrait é temporalidade, efervescência, vanguarda, intimidade e coletividade, enfim, um panorama desse tempo transformando-se em um verdadeiro documentário contemporâneo.

Convido a todos conhecer essa unidade da ABRA e aos interessados, terei prazer em ser sua professora de fotografia…Nos vemos nas aulas?

Abraços a todos!

bjkas

22 respostas em “Nossos Professores

  1. Prezados professores , como estão?

    queremos convida-los (segue eflyer anexo), vocês e seus alunos dos curso de crítica de arte, para participarem do projeto Mundo dos Críticos. A atividade é um bate papo, tendo como premissa a relação que o crítico estabelece com o público e com o “objeto criticado”, a partir dos textos que pública. Pretende se entender qual o pensamento que o orienta, de onde vem as suas referências, qual é o seu conceito de estética, de ética. Busca permitir que o público tome contato direto com a figura do crítico, diluindo a imagem etérea, que não raro, encobre o trabalho destes profissionais. Além disso, o projeto é também uma espécie de homenagem ao crítico e a importância do seu trabalho para a compreensão e valorização das diferentes expressões artísticas.

    O projeto é dedicado as mais variadas linguagens, como dança, cinema, arquitetura, música, gastronomia, artemídia, outros. O objetivo maior da atividade é que o público “mergulhe” no mundo do crítico, entre na sua cabeça, se aproxime, que entenda melhor o trabalho e importancia deste articulador, no sentido de ser uma espécie de “mediador” entre a obra de arte, o artista e o próprio público.

    Neste mês de março, dia 25, terça-feira, das 20h às 22h, o convidado é o crítico e curador do Masp, Prof. Teixeira Coelho. A ideia é que faça uma fala, a partir de suas considerações e perspectivas/subjetivas, considerando as sequintes questões: O que é crítica de arte? Que critérios utiliza? Quais as suas referências? Qual o poder da crítica de arte? Há diferenças em escrever para jornal e revistas especializadas? Até que ponto o mercado influencia o crítico? Há limites para a crítica? O crítico escreve para o público? artista? Qual a relação entre ética e crítica? Enfim, a partir destas reflexões, será aberto um diálogo com o público, por meio de perguntas.

    Caso haja interesse em participar, solicito que me enviem um lista com o nome dos alunos para fazermos a reserva de vaga.

    Aguardo retorno. Obrigado.

    André

    André Dias
    Programação – SESC Pinheiros
    Rua Paes Leme, 195 – SP
    Tel: 3095-9496

  2. Pingback: CIAO PROFESSOR! « Faça Arte, estude na ABRA!

  3. Pingback:  O móvel bem … « Faça Arte, estude na ABRA!

  4. Pingback: Tem professor novo na escola!!! « Faça Arte, estude na ABRA!

  5. Olá Pssôra Bia Ferrer, meu nome é Andrea, sou completamente leiga na arte da fotografia. Pretendo iniciar o curso contigo na proxima turma, e gostaria de saber se a maquina Nikon P-500 atende tecnicamente as suas aulas. Aguardo, valeu, Andrea.

    • Oi Andrea, tudo bem? Que bom que virá para as aulas! Bom, a sua câmera é um equipamento muito bom, mas dependendo do uso que vc pretende dar, poderá se sentir um pouco limitada devido a especificaçõe do aparelho. Se ainda n tem camera e pretendo comprar, sugiro uma canon eos rebel, são as melhores e vc poderá usar este mesmo equipamento por muito tempo..nos vemos na aula!

  6. Pingback: Tem perfil de professor novo na área!!!! « Faça Arte, estude na ABRA!

  7. Pingback: Tem perfil de professor novo no blog: Kal Lamberti! « Faça Arte, estude na ABRA!

  8. Pingback: Olá! Eu sou Cíntia Ribeiro Rondon… « Faça Arte, estude na ABRA!

  9. por gentileza gostaria de me informa mais sobre a arte manga e qual escola poderia ta me informando a localidade mais perta de pirassununga sp e se posssivel endereço completo grato desde já

    • Olá Alan.
      Aqui na escola temos curso de quadrinhos…e se mangá é seu interesse, poderá ser orientado por ótimos professores aqui. Estamos em São Paulo, no bairro do Sumaré. Na sua cidade não podemos indicar nenhuma escola, infelizmente n temos conhecimento…mas fique atento as nossas matérias..sempre publicamos coisas novas. Quando vier a São Paulo, nos visite!
      Venha fazer parte do nosso quadro de alunos, vc vai adorar!
      Um ótimo ano para você!

  10. Pingback: Você já conhece a Roseli? « Faça Arte, estude na ABRA!

  11. Parabéns ao corpo docente, realmente profissionais… Em especial a você Ellen, amei seu currículo. Fico muito orgulhosa e feliz. Felicidades a todos e sucesso!

  12. Pingback: Conheça Ellen Grossi, nossa professora de Design de Moda! « Faça Arte, estude na ABRA!

  13. Pingback: Dicas de professor! « Faça Arte, estude na ABRA!

  14. Pingback: Já viu nossas sessões aqui do blog? « Faça Arte, estude na ABRA!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s