Rosa Valente: A Arte no combate ao câncer de mama

_KKS9597

Como preparar a mulher para viver sua feminilidade frente a um desafio tão intenso quanto o câncer de mama? Como reconstruir sua imagem e resgatar sua força para trazer à tona seu melhor ângulo? Com o objetivo de chamar  a atenção para a realidade do câncer de mama e mostrar a importância  do diagnóstico precoce, nasce o Projeto Rosa Valente, criado da parceria entre a fotógrafa Karina Sechi e a pesquisadora Thania Soto Lemke, a Queen Art e  ONGs que apoiam o combate ao Câncer de Mama. O projeto anuncia uma agenda especial para este mês.

Blue Queen Blue Queen 2

Com exposição em pontos estratégicos de São Paulo, o Rosa Valente emprega a Arte na luta contra o câncer de mama. Interessado em ajudar as mulheres que sofrem desse diagnóstico, o projeto tem como principal característica estimular a ultrapassagem de tabus que dificultam o diagnóstico precoce da doença. Para isso, Rosa Valente trará ao público uma série de ações especiais que promovem o autoconhecimento.

_KKS9252-PB _KKS9214-PB

O público poderá participar dos vários momentos que compõem a instalação. Na performance teatral, a personagem Blue Queen vivencia a montagem de uma drag queen. A atuação mostra a transformação de um homem em uma figura feminina.  Para os criadores do projeto, uma drag queen e as pacientes com câncer de mama, utilizam elementos semelhantes na construção da imagem do corpo feminino, tais como próteses mamárias, peruca, cílios postiços e maquiagem, bem como enfrentam questões análogas de preconceito social contra as drásticas mudanças em seus corpos. Blue, um homem com uma imagem feminina, guarda também uma ponte de relacionamento com o indivíduo do sexo masculino, que também é alvo de câncer de mama.

_KKS9139-PB _KKS9064-PB

Outro ponto forte da ação é a pesquisa e exposição fotográfica do projeto “Mírate”. O projeto busca retratar experiências corporais de mulheres com câncer de mama, durante e após o tratamento, quando a reconstrução da identidade física, psíquica e sexual passa a ser um complexo caminho de superação.  O registro fotográfico, assinado por Karina Sechi, como elemento disparador, pretende encorajar mulheres a enfrentar as mudanças decorrentes da doença, confrontando-as perante sua própria imagem e  iniciando o processo de reinvenção da realidade individual.

Alguns debates e palestras também estão inclusos na programação: a Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP Thania Soto Lemke, ex-paciente de câncer de mama, inicia uma pesquisa com o tema “Câncer de mama e a reconstrução da vida”. Encontro entre o personagem drag queen e os artistas envolvidos na exposição fotográfica para debate em torno do tema “A vida após o câncer de mama”, também estão previstos.

_KKS8800-PB _KKS8726-PB

E para finalizar, o público poderá ser produzido no camarim especial por alunos voluntários dos cursos de estética, maquiagem e visagismo da Universidade Anhembi Morumbi. Em seguida, há a opção de passar pelo miniestúdio para ser fotografado, realizando “o toque”, por Karina Sechi e outros fotógrafos voluntários.

Ficha técnica projeto Rosa Valente

Direção artística: Priscilla Pizzato

Atuação: Fernando Cavalher

Concepção de maquiagem de Blue Queen: Andrei Branco

Maquiagem das modelos fotográficas: Bel Luscher e Luciana Pesinato

Curadoria: Lucrécia Couso

Fotografia: Karina Sechi Serboff

Pesquisa: Thania Soto Lemke

Arquitetura: Clarísia Viscardi Ramos

Cenografia: ViaBR Cenografia

Diretores de vídeo: João Maia e João Carlos Lebrão

Produção Executiva: Karina Sechi Serboff, Queen Art e Thania Soto Lemke

Produção: Estilo Marta Produtora

Coordenação do projeto: Queen Art

Voluntariado: Universidade Anhembi Morumbi

Parceiros:

MTE – Ministério do Trabalho e Emprego

SESC

CONJUNTO NACIONAL

LIVRARIA CULTURA

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
DAILUS COLOR

REVLON PERUCAS
SOCIEDADE BRASILEIRA DE MASTOLOGIA
PAULO VON POSER
MARISTELA COLUCCI

Serviço

SESC Bom Retiro

Alameda Nothmann 185. São Paulo – SP.

Dia 29/10 – terça, das 09h30 às 20h30;
Dia 30/10 – quarta, das 09h30 às 19h;
Dia 31/10 – quinta, das 09h30 às 20h30;
Dia 01/11 – sexta, das 09h30 às 20h30.

Entrada gratuita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s