Grafites se espalham por São Paulo com “apoio oficial”

Fonte: Uol Notícias

Screen Shot 2013-09-10 at 01.14.04 Screen Shot 2013-09-10 at 01.13.54

Alguns grafites em São Paulo estão contrariando a natureza efêmera desta arte de rua e, com apoio oficial, permanecem mais tempos nas paredes e muros.

Um destes projetos foi criado pelo grafiteiro Arhur Moriyama, o Subtu, para o conjunto habitacional do Parque do Gato, no Bom Retiro, região central de São Paulo.

“Moro próximo dali, sempre vi estes prédios. É um lugar ideal, tem muitos prédios, é uma região carente, não tem acesso à cultura”, disse Subtu à BBC Brasil.

O artista convidou outros para participar do projeto, entre eles Thiago Mundano e Fel, e decidiu participar de um edital da prefeitura.

Com a ajuda oficial, eles alugaram por 30 dias uma plataforma aérea para trabalhar o dia inteiro em 15 obras de 15 metros de altura, que podem ser vistas de longe.

Com o apoio dos moradores e da prefeitura, Subtu espera que as obras fiquem nas paredes por tempo indeterminado, “até ser danificada pelo tempo e poluição”.

“É diferente da rua. Não rua não sabemos (quanto tempo um grafite permanecerá intacto), é incógnita total. Este, como é autorizado pelos moradores e prefeitura, se tornou uma galeria a céu aberto”, afirmou.

Subtu acrescenta que o grupo não pretende parar apenas no Parque do Gato e quer levar o projeto para outros conjuntos habitacionais, inclusive um na Água Branca.

Screen Shot 2013-09-10 at 01.14.13

Muros da memória Eduardo Kobra também tem grandes murais autorizados espalhados pela cidade. O grafiteiro começou em 1987, aos 12 anos, muito influenciado pela cultura hip hop. Com o passar dos anos, seu estilo foi mudando e ele criou o projeto Muro das Memórias, que espalhou por avenidas da cidade grandes murais com cenas da São Paulo antiga, geralmente em preto em branco.

Na Igreja do Calvário, em Pinheiros, Kobra fez dois murais coloridos, um mostrando o Monumento às Bandeiras e o outro, o viaduto Santa Ifigênia.

Screen Shot 2013-09-10 at 01.14.45 Screen Shot 2013-09-10 at 01.14.34

Para Kobra, pintar nas ruas é uma questão pessoal.

Deu vontade de sair pintando tudo por ai?

Veja a matéria na integra AQUI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s