Três brasileiros estão na lista dos cem mais influentes no mundo da arte

 

 A partir da esq., a galerista Luisa Strina, o colecionador e empresário Bernardo Paz e o curador Adriano Pedrosa.

No ranking 2012 das cem personalidades mais influentes do mundo da arte, divulgada todo ano pela revista “Art Review”, estão três brasileiros. Luisa Strina, galerista que mantém uma casa com seu nome em São Paulo, é a primeira a aparecer, na 71ª posição.

Depois dela, estão o colecionador mineiro Bernardo Paz, dono do Instituto Inhotim, em 80º lugar, e o curador Adriano Pedrosa, responsável pela última Bienal de Istambul, no 98º posto.

A lista geral é encabeçada por Carolyn Christov-Bakargiev, que neste ano foi curadora da 13ª Documenta, em Kassel, na Alemanha. Em segundo lugar, está o galerista norte-americano Larry Gagosian, e em terceiro, o artista e ativista chinês Ai Weiwei.

Iwan Wirth, um dos sócios da galeria suíça Hauser & Wirth, e David Zwirner, da galeria nova-iorquina de mesmo nome, aparecem na sequência, ocupando a quarta e a quinta posições.

Em relação ao ano passado, Ai Weiwei, que então ocupou o primeiro lugar, caiu duas posições, para o terceiro lugar. Bernardo Paz, que em 2011 era o único brasileiro da lista, ocupando a 76ª posição, caiu quatro postos neste ano.

 

Fonte: Folha

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s