Alex Flemming na Pinacoteca

Alex Flemming (São Paulo – 1954) é um artista brasileiro que utiliza vários suportes para seus trabalhos. Vezes é fotógrafo, outras pintor, outras escultor…também é poeta e trabalha com arte mutimídia.

Cursos de cinema , serigrafia e gravura fizeram parte da sua formação,  e no começo dos anos 1990, realizou algumas séries de pinturas com caráter autobiográfico, que tinham como suporte suas próprias roupas.

Posteriormente, passou a recolher e pintar cadeiras, poltronas e sofás usados, nos quais aplicava letras, que formavam textos retirados de notícias de jornais, deslocando assim a relação preestabelecida com esses objetos.

A fotografia ainda assim é o meio mais utilizado por Flemming desde o início de sua carreira e o uso de caracteres gráficos sobre fotografias de pessoas também está presente em um dos seus mais conhecidos trabalhos por aqui: os painéis da Estação Sumaré do Metrô de São Paulo, que são compostos por fotos de pessoas comuns, a cada uma delas foi atribuído um poema, escrito em letras meio borradas, com alguns trechos invertidos ou ausentes, o que não impossibilita totalmente a compreensão do texto.

Atualmente o artista vive em Berlim, mas um pouco de sua obra estará  aqui para nossa apreciação  nesse final de semana….e de quebra, tem lançamento de seu livro também….vai perder?

Nos vemos por lá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s