Dica do artista: A estética expressionista

Vira e mexe falamos sobre o blog Alma do Artista por aqui, mas se você ainda não conhece aqui vai: é um blog direcionado para ….artistas!  Lá é possível encontrar informações sobre exposições, dicas de concursos, editais, de leitura…bom para todo artista que quer ficar ligado em seu movimento.

E hoje pegamos um dica bem interessante de lá, a indicação de leitura da obra: A Estética Expressionista.

O expressionismo foi um movimento cultural de vanguarda surgido na Alemanha no comecinho  do século XX, e sua maior característica  é  o reflexo direto do mundo interior do artista na obra.

Kandinsky

Mais que um estilo com características próprias comuns foi um movimento heterogêneo, uma atitude e uma forma de entender a arte que agrupou diversos artistas de tendências variadas e de diferentes formações e nível intelectual.

Portinari

O expressionismo pôde ser visto na arquitetura, fotografia, literatura, artes plásticas, no cinema….

Este movimento artístico costuma ser resumido como:  a deformação da realidade a fim de  expressar mais subjetivamente a natureza e o ser humano, valorizando a expressão dos sentimentos mais que à descrição objetiva da realidade.

Munch

Aqui, a realidade não interessa, mas sim a apresentação desta pelo sujeito.

Munch

Cores violentas, solidão e miséria…era o que se via pelas ruas da alemanha pré-bélica e portanto nas obras dos artistas, revelando assim o lado pessimista da vida e as angústias dos indivíduos alienados e isolados.

Munch

Em ” A Estética Expressionista”  a autora realiza uma boa apresentação sobre o movimento, tranformando-se em um bom material para conhecimento e pesquisa do tema.

No Alma do Artista você poderá ver a opinião do blog sobre o livro e também o link direto para comprar a obra, vale a pena!

Uma ótima semana para você!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s