Surrealismo na fotografia???? Tem sim!

O Surrealismo foi um movimento artístico e literário surgido primeiramente em Paris dos anos 20.

Reuniu artistas anteriormente ligados ao Dadaísmo e assim ganhou dimensão internacional. Esse movimento foi fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939) e também pelo marxismo.

O Surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa, pois defende que a criação artística estava sendo prejudicada pelo racionalismo da época.

O poeta e crítico André Breton (1896-1966) é o principal líder e mentor deste movimento, seguido por Antonin Artaud no teatro, Luis Buñuel no cinema e Max Ernst, René Magritte e Salvador Dalí no campo das artes plásticas.

E na fotografia também tem surrealismo! Fernando Lemos é um dos principais criadores surrealistas de Portugal e está com uma mostra bem interessante na Pinacoteca, trazendo retratos inéditos de grandes personalidades brasileiras, como Lourival Gomes Machado, Lygia Fagundes Telles, Hilda Hilst e Antunes Filho.

 

A mostra intitulada “Lá e Cá” faz referência ao título do livro de poesias do próprio artista, lançado em 1985 e que remete à ideia de um pé no Brasil e outro em Portugal.

 A mostra fica em cartaz até o dia 15 de novembro, com entrada a R$ 6.

Bora lá?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s